Nestes novos tempos
digitais a internet tem se tornado indispensável em nosso dia a dia,
quem viveu na década de 90 deve se lembrar como paulatinamente ela
foi tomando seu espaço e definindo toda uma nova forma de se
relacionar, de encontrar informações e até de se consumir.
Saudosos tempos em que se pesquisava horas numa biblioteca o que em cliques se consegue no google. Mas, ainda com todo esse potencial, a internet é muito nova, um bebê. Nasceu efetivamente em 1991 e o próprio e-commerce só foi surgir no Brasil por volta do ano 2000.
Saudosos tempos em que se pesquisava horas numa biblioteca o que em cliques se consegue no google. Mas, ainda com todo esse potencial, a internet é muito nova, um bebê. Nasceu efetivamente em 1991 e o próprio e-commerce só foi surgir no Brasil por volta do ano 2000.
Fato é que se em
termos de consumo consciênte ainda há muito o que se construir na
sociedade brasileira, nem se pode falar do consumo digital que
necessita uma série de cuidados e requintes que ao serem ignorados
só pode levar indubitavelmente a um único ponto: a perda. Perder
dinheiro, perder produto, perder relação de clliente-lojista,
perder fluxo econômico enfim, todos perdem.
Com isso em mente
separei algumas dicas para os internautas que desejam entrar nessa
moderna onda de comércio sem caírem nas redes dos vigaristas
digitais:
- Converse bastante. Diferente de comércio tradicional, na internet você não vê a outra parte. Não dá pra saber se deixou de fazer a barba hoje, se não penteou os cabelos... enfim, temos que escrever. Mandar perguntas, verificar bem as seções do site, quem hospeda o site, quais seus parceiros. É importante criar um relacionamento, mesmo que por e-mail, com quem se esta comercializando.
- Verifique a idoneidade física da empresa. Veja se o endereço existe realmente, se o remetente do pacote recebido é o mesmo do que esta no site. Veja o telefone e, se ficar ainda alguma duvida, ligue. Vale a pena gastar alguns reais para depois não ter uma dor de cabeça de mil reais.
- Conheça as idéias do lojista, não basta somente comprar como um ato robótico, mas é necessário entender os motivos que movem as pessoas. Uma vez comprando algo, no fim das contas se esta dando força para aquilo que aquela pessoa cultiva enquanto valores de vida. Isso é possível saber, pela pagina institucional da empresa, sua missão, seus valores. Também por sua presença em fóruns e blogs e etc.
- Vá com calma. Comece comprando itens de valor mais baixo para depois ir construindo um histórico e a partir dai, aumentando o volume e o valor. Comerciantes dão muito valor à fidelidade do cliente, isso é perceptível em empresas que possuem sistemas de gestão mais profissionais, independente do porte. E quanto mais profissional, mais confiável pode se tornar.
Bem, essas são apenas
algumas reflexões que tenho acumulado com o passar do tempo. Espero
ter dado alguma ajuda, mas em breve pretendo retomar este complexo
tema.
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